#EuRecomendo Byousoku 5 Centimeter

Bem hoje vou falar de uma das minhas obras favoritas Byousoku 5 Centimeter, então vamos lá.

Byousoku é dividido em 3 atos, sendo que cada um deles mostra uma época diferente, local e por que não os sentimentos dos protagonistas, Takaki Tohno e Akari Shinohara. Começamos na primavera mais especificamente na cidade de Tokyo onde Takaki e Akari (não lembro idade exata, mas creio que os dois estejam entrando na adolescência) vêem as flores de cerejeira cair, ao ver este lindo fenômeno Akari comenta que a velocidade que as folhas caem é de 5 cm por segundo, os dois então decidem que dentro de 1 ano iriam se reunir para ver as flores de cerejeira caírem de novo.

A partir daí a promessa de se reunirem para ver as flores de cerejeira fica cada vez mais difícil, pois Akari se muda para Tochigi, fato que acaba com Takaki, pois ao menos ao que pareceu pra mim os dois eram de poucos amigos (ou até pelo fato de gostarem de atividades mais calmas), descobriram um no outro semelhanças e se aproximaram cada vez mais, aproximação interrompida por essa mudança de Akari.

Logo após temos o que acontece com Takaki (Nesses 3 capítulos Akari é tratada……como posso dizer……como o foco da coisa toda.)

Resumindo

No primeiro capitulo temos a grande aventura e dificuldade que Takaki enfrenta para cumprir a promessa do encontro em um ano. Falando um pouco sobre design, o primeiro capitulo é um dos que tem as melhores cenas e é aí que vemos a genialidade de Makoto Shinkai, onde cada cena é de se encher os olhos, absurdamente detalhadas e pra época, com qualidade fantástica desde seus traços até efeitos de iluminação, creio que mesmo hoje em dia depois de 4 anos o design bate muito anime por ai e em combo com essa maravilha que é a animação temos a trilha sonora feita por Tenmon que já trabalhou com Shinkai e, outras obras …..E se a animação ficou fantástica a trilha sonora não poderia ter caído em melhores mão. As obras de Makoto Shinkai são minhas favoritas em quesito trilha sonoras justamente pelo fato de na maior parte delas (Acho que todas… não me recordo -.-‘) terem sido entregues a Tenmon.

Cena da Obra

Voltando… Temos então o segundo capitulo onde Takaki já é adolescente, vivendo em Kagoshima e ainda com sua mente focada em Akari e de certa forma tentando manter contato…mas sem saber se deveria ou não contatá-la.. Já nesse capitulo temos o foco em outra personagem, Kanae Sumida, que se apaixona pelo rapaz e tenta de todo modo se aproximar, paixão fadada ao insucesso, pois mesmo ela, inconscientemente, percebe que existe outra no coração dele.

E finalmente o terceiro capitulo, mostra o que houve com os dois (Takaki e Akari) já na vida adulta.

Se fosse colocar em que aspecto os “5 cm” separam os dois em cada episodio, seria:

No primeiro a separação física

No segundo a separação Emocional

Já o que é mostrado no terceiro, é pra muitos algo que não cumpriu seu papel e talvez não tenha….”Honrado” os dois episódios anteriores…….

Explicando:

O primeiro em meu ver é de longe o melhor de todos de alguma forma gostei da “batalha” de Takaki para cumprir a promessa, e o capitulo segue num ritmo perfeito, onde é possível acompanhar todos os fatos na maior clareza, nem lento nem acelerado… Perfeito.

O segundo mostra a difícil luta de Sumida para tentar conquistar Takaki… Mas os sentimentos que o garoto nutre por Akari não o permitem relacionamentos mais afetivos….

E finalmente o terceiro onde é mostrada a fase adulta, mas…(este é nosso porem) é mostrado nesse capitulo uma breve “previa” da vida dos dois e continua com flashes do que ocorreu nesse meio tempo e as pessoas em volta de ambos.

Ok mesmo eu esperava algo mais majestoso… Ou ao menos mais detalhado no quesito historia, já que a obra foi tão perfeita em seu “ritmo” nos capítulos anteriores… Mas ainda assim nesses flashes a musica ao fundo foi o encaixe necessário para fechar com chave de ouro, ao decorrer dos flashes a musica One More Time, One More Chance, cantada por Masayoshi Yamazaki consegue retratar bem o que os dois sentiram ao decorrer dos anos.

Considerações Finais:

Byousoku 5 Centimeter obra certa pra quem adora o “romantismo” (como esse que vos escreve -.-‘), pois amar alguém por tanto tempo é algo considerado por mim fantástico mais ainda pela idade em que esse amor começou e , mesmo com a “opção” de começar um novo amor se manter preso aos sentimentos…isso é claro que esse amor é valido desde que se trabalhe por esse amor e que se tome iniciativas por ele.

Romântica e principalmente realista, pois o desfecho para o romance foi nada mais nada menos que… Realista (contar mais que isso seria dizer o fim para vocês…. isso é, se eu já não disse -.-‘)

No mais Byousoku 5 Centimeter é fantástico assim como outras obras de Makoto Shinkai a qual sou muito fã (ei de comentar elas aqui), tanto em historia, design (*o*) e trilha sonora…simplesmente não peca em nada (ou quase).

Vocês podem baixar os capítulos pelo Eternal Animes Fansub grupo pela qual tenho muito respeito e fazem um trabalho sensacional……
É isso, pra próximos posts continuo com meus favoritos e esse foi o #EuRecomendo….

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: